Order:
  1.  16
    John Rawls e Hannah Arendt.Ricardo Corrêa de Araujo, Alceu Mauricio Junior, Carolina Matedi Barreira, Edson Kretle dos Santos & Gustavo Antonio Pierazzo Santos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e43776.
    Este artigo investiga as posições do liberalismo político de John Rawls e do republicanismo de Hannah Arendt em relação ao humanismo cívico e ao republicanismo clássico. Defende que o republicanismo de Arendt não deve ser considerado um humanismo cívico abrangente e que há uma proximidade entre o liberalismo político e o republicanismo clássico, pois sustenta que um perfeccionismo minimalista baseado em virtudes políticas informa as duas teorias.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  28
    Pluralismo, cidadania e igualdade: a teoria da justiça de Michael Walzer.Ricardo Corrêa de Araujo - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):748-778.
    O objetivo deste artigo é apresentar uma reconstrução da teoria da justiça de Michael Walzer a partir de sua obra Esferas da justiça: uma defesa do pluralismo e da igualdade, que enfatiza apenas o pluralismo, destacando-se também o papel essencial da cidadania democrática na obtenção da igualdade. Para isto, será feita uma apresentação dos conceitos básicos daquele livro: a teoria pluralista dos bens, a autonomia das esferas da justiça a partir do significado social dos bens, as noções negativas de predomínio (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Republicanismo e liberalismo: um possível consenso em torno de uma ideia de virtude cívica.Edson Kretle Santos & Ricardo Corrêa de Araújo - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):203-214.
    Currently, republicanism is accused of thinking of civic virtue as linked to an ideal of the good life and, therefore, impossible to be realized in modern, plural and neutral societies. On the other hand, liberalism is accused of basing its argument on the ideal of individual autonomy, leading to political fragmentation. Faced with this clash, we intend to present the republican civic virtue as one of the political virtues required by political liberalism. The adequate foundation of this hypothesis will allow (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark